O usuário está bêbado | Xperience Design

Um dos princípios fundamentais da usabilidade é que você desenvolva interfaces que sejam fáceis e simples de usar por qualquer tipo de usuário, seja ele jovem, idoso, leigo ou heavy-user. Deveria ser fácil o suficiente para que até mesmo um usuário bêbado conseguisse usar, não é? Afinal, se um usuário bêbado fosse capaz de interagir com a sua interface, com certeza outro usuário sóbrio não teria dificuldades, mesmo com outras distrações.

Inspirado pelo The user is drunk, que já a algum tempo é sucesso nos EUA, decidi trazer para o Brasil o projeto O usuário está bêbado, que permitirá que qualquer empresa contrate um usuário (no caso, eu) que ficará muito bêbado para testar o seu site. Com isso poderá receber dicas que sobre como melhorar a a usabilidade da interface.

Veja um vídeo do projeto:

O usuário está bêbado, com conhecimento e bom humor

Esse projeto aposta no bom humor. Assim sendo, os vídeos apresentam, sempre de forma divertida, conceitos, técnicas e ferramentas sobre Usabilidade. A ideia é que você possa assistir aos vídeos e aprender se divertindo.

No primeiro vídeo do “O usuário está bêbado”, foram abordados temas como carrosséis, otimização de imagens, banners blindness, entre outros assuntos. Já no segundo vídeo (que será lançado em breve) foi realizado um Card Sorting em uma mesa de bar.

Além dos vídeos, venho realizando algumas palestras sobre “O usuário está bêbado” (a última aconteceu na The Developers Conference em São Paulo) buscando difundir conhecimentos e engajar as pessoas sobre a importância da Usabilidade, sempre de uma forma muito bem-humorada.

O usuário está bêbado

Para saber mais e acompanhar os próximos vídeos do projeto, acesse o site ou curta a página no facebook.

E lembre-se sempre: seu site deveria ser tão simples que uma pessoa bêbada poderia utilizá-lo.

post original em: http://www.uxdesign.blog.br/usabilidade/o-usuario-esta-bebado/